PROGRAMAÇÃO
Data: 21 de outubro de 2023
Local: Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo | Viaduto Jacareí, 100 |
Horário: das 8h às 13h
Educação,
cultura e
direitos
PAINEL 1
PAINEL 2
Esportes
e saúde
PAINEL 3
Empregabilidade e
inclusão
8h00
Credenciamento
9h00
Início da 1ª Conferência Municipal sobre o Transtorno do Espectro Autista
e sanção do PL 149/2023 - Programa Servidor Amigo do Autista
9h30
Palestra com Marcos Petry - Como o autista sente
10h
Início do 1° Painel - Educação/ Cultura/ Direitos
11h
Intervalo
11h30
Início do 2º Painel - Esportes/Saúde
12h30
Início do 3º Painel - Empregabilidade/ Inclusão
13h30
Encerramento
PALESTRANTE CONVIDADO
Marcos Petry
Escritor, músico e produtor de conteúdo no canal Diário de um Autista. Ministra o curso A Jornada do Autista, que aborda o olhar sensível às necessidades e, sobretudo, ao potencial do indivíduo no Espectro com experiências que pavimentam a autonomia, a busca por conhecimento e outras habilidades que se traduzem em avanços dentro do Espectro.
PAINEL 1 - EDUCAÇÃO, CULTURA E DIREITOS
Dra. Valéria Braunstein
Psicóloga, licenciada em Pedagogia, especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional. Cursou aperfeiçoamento em Queixa Escolar, é Mestre pela USP e Doutora pela UNIFESP. Tem experiência de mais de três décadas na área de educação, com ênfase em Psicologia Escolar, Psicologia Clínica e Educação Especial. Compõe grupo de pesquisa internacional que aborda temáticas na interface entre psicologia, educação e medicalização.
Dra. Simone Andrade
Mãe atípica, advogada, especialista em contratos, direito dos autistas, MBA em Administração de Empresas e Analista Comportamental (CBI of Miami). Membro efetiva da Comissão Especial de Direito das Pessoas com Deficiência da OAB/SP e Presidente da Associação Desenvolve no Espectro.
Wagner Yamuto
Especialista em tecnologia, CEO na Matraquinha, plataforma destinada a auxiliar crianças com autismo, promovendo a comunicação e o aprendizado. Cofundador da Adoção Brasil, grupo que oferece apoio e orientação a indivíduos interessados em adotar crianças e adolescentes. Colunista na Revista Autismo.
Dr. Mário Goulart Maia
Advogado. Professor da ESMAM (Escola Superior da Magistratura do Estado do Maranhão. Conselheiro do CNJ durante o Biênio 2021-2023. Presidente da Comissão Permanente de Políticas Sociais e de Desenvolvimento do Cidadão do CNJ. Integrante do grupo de trabalho que criou a Cartilha Manual de Atendimento a pessoas com TEA destinadas ao judiciário.
Simone Alli Chair
Mãe de dois autistas e qualificada em ABA, é graduada em Serviço Social, pós-graduada em TEA, em Inclusão e Direitos da PcD, Transtornos Comportamentais Escolares. Coordenadora do Fórum Paulista das Entidades da Pessoa com Deficiência, organizadora da Caminhada dos Autistas, membro do Comitê Estadual do Plano Integrado para Pessoas com TEA.
PAINEL 2 - ESPORTES E SAÚDE
Dra. Bruna Ituassu
Mãe da Havana, autista e TDAH e do Francisco nurotípico. Médica com foco no neurodesenvolvimento infantil, especialista em autismo, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada, prescritora de canabidiol capacitada pela USP, CEO da Clínica Pediatria Neuroatóípica, idealizadora da ExpoTEA.
Marilena Flores
Assistente Social, pós-graduada em Animação Sociocultural. Atuação profissional em saúde mental e reabilitação por 27 anos. Sócia-Diretora do Promove Centro Psicopedagógico. Secretária Adjunta da Secretaria Estadual da Assistência e Desenvolvimento Social-S.Paulo-2002. Fundadora e ex-presidente da ONG Promove Ação Sociocultural. Cofundadora da IPA Brasil- Associação Brasileira pelo Direito de Brincar e à Cultura e membro honorário da IPA Internacional. Consultora, autora e palestrante na área do brincar e do desenvolvimento infantil.
Dra. Dafne Herrero
Pós-doutora pela Faculdade de Saúde Pública da USP, onde também tornou-se Doutora e Mestre. Consultora do brincar pela International Play Association Brasil. Especialista em adequação postural de baixo custo, inclusão escolar, intervenção precoce, escalas de avaliação e recursos terapêuticos infantis.
Fernando Cotta
Graduado em História e pós-graduado em Gestão Especial e Ambiental pela UniCeub, é policial rodoviário federal há mais de três décadas. Fundador do Movimento Orgulho Autista Brasil e um dos principais ativistas do autismo no Distrito Federal, já tendo sido conselheiro, assessor e palestrante.
Dra. Carolina Pegoraro
Médica psiquiatra da infância e assistente técnica na Secretaria do Estado da Saúde de São Paulo.
PAINEL 3 - EMPREGABILIDADE E INCLUSÃO
Francisco Paiva Júnior
Pai do Giovani e da Samanta. Jornalista, pós-graduado em jornalismo e segmentação editorial, autor do livro “Autismo — Não espere, aja logo!” (M.Books, 2012), editor-chefe da Revista Autismo (desde 2010), CEO da Tismoo.me (desde 2017), empresa de saúde e tecnologia em prol da qualidade de vida da pessoa autista ou com outra neurodivergência.
Denise Rocha
Mãe atípica do Miguel, autista nível 2 de suporte. Formada em Turismo e Eventos, com experiência na área de tecnologia. Responsável pela Captação de Recursos para ONG Projeto Dino, que acolhe e potencializa Mães Atípicas. Especialista em Parentalidade Atípica junto a corporações e lideranças, fomentando o trabalho free-lancer dedicado à maternidade atípica, atuando diretamente no tema da diversidade & inclusão.
Marcelo Vitoriano
Psicólogo especialista em Terapia Comportamental Cognitiva em Saúde Mental pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. Mestre em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo. Experiência na gestão de programas de Diversidade e Inclusão, além de áreas como reabilitação, capacitação e inclusão de pessoas em vulnerabilidade social. Atualmente, é CEO da SPECIALISTERNE BRASIL, organização social de origem dinamarquesa presente em 25 países que atua na formação e inclusão de pessoas autistas no mercado de trabalho.
Emanuel Santana
Mestre em Educação com mais de 20 anos de experiência em liderança e gestão na indústria da educação. Fundador da Adapte Educação, empresa de impacto social dedicada à inclusão e educação de autistas e neurodivergentes que amplia o alcance de autistas, famílias e profissionais da educação e saúde a treinamentos e supervisões baseados em evidência, além de dar suporte a pesquisa e inovação em parceria com instituições de renome.
Ester Rosenberg Tarandach
Autora do livro Diagnóstico Psicossocial da Família, é Mestre em Serviço Social pela PUC-SP com formação em Terapia Familiar e de Casal, Psicodrama Pedagógico, Gestão no Terceiro Setor, Teoria da Modificabilidade e Mediação. Atua como Assistente Social e Relações Institucionais da ADERE. Atua, ainda, em grupos de trabalho no Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência, Fórum de Envelhecimento da Pessoa com Deficiência Intelectual e na Federação Israelita Estado de São Paulo.